Battlestar Wiki:Citation Jihad/pt:Battlestar Wiki:Guerra das Citações

From Battlestar Wiki, the free, open content Battlestar Galactica encyclopedia and episode guide
Revision as of 14:07, 27 December 2007 by Syrin (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
This page is one of Battlestar Wiki's many projects.
This page serves to coordinate discussion on a particular aspect of this Wiki. The formal recommendations of a project may be treated as policies.
Shortcut:
BW:CITE
BW:CJ
BW:Jihad


A Battlestar Wiki pretende ser uma fonte de informação detalhada e fidedigna para uma obra ficcional. Devido à natureza própria das wikis, onde todos podem contribuir, e às interpretações subjectivas implícitas a obras de ficção, é vital citar fontes e verificar factos. A página deste projecto dedica-se a definir o que pode ser considerado informação comprovada ou informação de fontes oficiais relativamente a personagens, eventos e situações na saga Battlestar Galactica


Preâmbulo

O objectivo da Battlestar Wiki não é discutir a legitimidade de fontes não oficiais, mas sim fornecer e disponibilizar informação válida. Apenas citações de fontes oficiais como o Sci Fi Channel, o Ronald D. Moore, e elenco ou equipa da Série Original ou da Série Reinventada serão aceites. Qualquer informação veiculada por outras fontes será imediatamente apagada da wiki.

O desrespeito contínuo desta regra incorrerá sanções por parte de um administrador.


Fontes

Por ordem de fiabilidade:

  1. Conteúdo de um episódio emitido, incluindo "cenas extra" da terceira temporada da Série Reinventada.
    • TWIZ TV é uma boa fonte para transcrições de episódios das temporadas 1 e 2 da Série Reinventada.
    • The SadGeezers Guide oferece transcrições muito completas da terceira temporada da Série Reinventada
    • DVDs (legendas, provas visuais, extras)
  2. Comentários oficiais dos produtores:
  3. Outras afirmações de produtores, elenco e equipa
  4. Os Websites do The Sci Fi Channel e da Sky One


A ordem pode ser alterada quando existir informação comprovada de fontes especializadas. Factos apresentados nos episódios têm precedência aos comentários dos produtores; os erros de filmagens e bloopers devem ser ignorados.

Caso um comentário venha a ser desmentido em informações posteriores, dá-se prevalência à informação actual, deixando uma nota na página Erros de Continuidade (RDM).


'Lista de fontes não fiáveis

  • Battlestar Wiki. Qualquer informação que não tenha sido confirmada pessoalmente pode não ser fidedigna.
    • Excepto as informações fornecidas pelas Sources: e comentários do elenco ou equipa nos Comunicados Oficiais
  • Wikipedia. Sempre que a informação não for devidamente citada.
  • IMDB. Sempre que a informação não for devidamente confirmada.
  • Scifipedia. Esta nova wiki, gerida pelo Sci Fi CHannel, utiliza frequentemente informação da Battlestar Wiki como fonte.
  • Páginas de Fãs onde não são indicadas as fontes, tais como Battlestar Galactica Tech Manual, Colonial History, Galactica Station, TV.com
  • Fontes anónimas, incluindo aqueles que citam fontes anónimas. A validade destas forntes não pode ser comprovada.


As nossas armas

Conteúdo Derivado

A Battlestar Wiki é uma enciclopédia sobre obras ficcionais, onde as personagens, a tecnologia e os eventos nunca são devidamente explicados ou definidos. Por esta razão, é possível adicionar a um artigo informações que contribuam para a intriga, desde que baseado em eventos lógicos e actuais, personagens e afirmações de fontes oficiais. A isto chama-se conteúdo derivado. Há duas formas de conteúdo derivado: especulação plausível e dedução lógica.


Especulação

A Especulação baseia-se nas atitudes ou afirmações das personagens para explicar as suas motivações ou a direcção possível da trama. No caso de falta de informação de fontes oficiais, pode contribuir para a reflexão e discussão sobre os assuntos apresentados num artigo, quando devidamente apresentada e justificada. A especulação é a única fonte de informação para conteúdos relativos à Série Original, visto que há poucas fontes oficiais disponíveis para consulta ou pesquisa desde que a série terminou.


Dedução Lógica

Para a Dedução Lógica contribui a informação disponível nas várias fontes oficiais, mesmo quando o assunto não seja directamente discutido numa mas sim em várias fontes.


Notas sobre o uso de conteúdo derivado

A especulação e dedução lógica pressupõem uma confirmação das fontes usadas, e devem evitar o fanwanking. Os artigos que não cumpram as regras de citação de fontes oficiais devem ser reformulados para evitar a sua eliminação.


Templates para Notas de Rodapé

Na Battlestar Wiki deve ser usado o código Cite.php para citações. Ex: <div style="font-size:85%"><references/></div> A formatação das citações deve seguir o template: Template Citação, colocando-se dentro das tags <ref>.